A missão da Samaritan’s Feet nasceu de um sonho de um menino africano que ganhou o mundo e hoje já beneficiou milhões de crianças, adolescentes e jovens com calçados. Desde o início não tratou-se apenas de calçados. Em cada ação os voluntários samaritanos compartilham uma mensagem de esperança, encorajamento e empoderamento pessoal. O calçado é um símbolo, é a força para impulsionar o primeiro passo e superar os obstáculos da incredulidade. Podemos dizer que trata-se de plantar uma semente de fé, a força motriz necessária para sermos a transformação que desejamos em nossas vidas e no mundo.

Além disso, a Samaritan’s Feet não trabalha sozinha, mas junto com projetos sociais parceiros, contribuímos diretamente na potencialização de iniciativas nas aéreas de educação, esporte e saúde. Em conjunto com essas iniciativas, investimos em sinergia e impacto coletivo, contribuindo de maneira eficaz na solução de problemas sociais específicos. Devemos destacar a importância do apoio e investimento de amigos, doadores, voluntários, igrejas, movimentos sociais, atletas e empresas que acreditam em nosso trabalho. Esse apoio é fundamental para manter nossa missão viva e em crescimento.

O Brasil é um país de grandes, mas também de grande desigualdade. O Instituto Trata Brasil (http://www.tratabrasil.org.br), ONG especializada na realização de pesquisa sobre o saneamento básico no país, divulgou recentemente que cerca de 100 milhões de brasileiros não tem acesso a água tratada, banheiro, recolhimento e tratamento de esgoto. Ou seja, metade de nós brasileiros não tem o privilégio de desfrutar desses serviços básicos. Em nível global, esse cenário amplia-se para 1,2 bilhões de pessoas vivendo na linha da pobreza e o simples fato de andarem de pés descalços as expõe a uma séria de doenças provenientes do solo contaminado.

Em 2017 queremos beneficiar 5 mil crianças com calçados novos em diversas regiões. Estamos trabalho arduamente para conseguir levantar todos os recursos necessários. Embora o desafio seja enorme, sabemos que tudo começa com o primeiro passo.

Todos os recursos da Samaritan’s Feet provêm de contribuições voluntárias de pessoas físicas e jurídicas, organizações, eventos e produtos licenciados. Esses recursos são destinados para a produção de calçados e meias para projetos e iniciativas devidamente selecionados, voltados para a garantia dos direitos da infância, sobrevivência, desenvolvimento, educação de qualidade, acesso a pratica esportiva e proteção para crianças e adolescentes no Brasil e no mundo.

Com a sua ajuda poderemos levar nossas ações às crianças que mais precisam, que sofrem mais discriminação e que estão à margem de projetos já existentes para garantir esses direitos. Convidamos você para fazer parte dessa missão e dar o primeiro passo para transformar o Brasil. Junte-se a Samaritan’s Feet e ajude-nos a inspirar um sonho de um futuro melhor no coração de milhares de crianças, adolescente e jovens.

 

A agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade. Seu objetivo é fortalecer a paz universal com mais liberdade, e reconhece que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global ao desenvolvimento sustentável.

A Agenda consiste em uma Declaração, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as 169 metas, integrados em 3 dimensões: a econômica, a social e a ambiental. Os ODS aprovados foram construídos as bases estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), de maneira a completar o trabalho deles e responder a novos desafios.

A implementação dos ODS é um desafio que requererá uma parceria global com participação ativa de todos, incluindo governos, sociedade civil, setor privado, academia, mídia e Nações Unidas. Por isso, a Samaritan’s Feet, como organização humanitária global, está empenhada em contribuir para o alcance das metas da Agenda 2030.

Junto com nossos parceiros e investidores queremos ampliar o impacto da entrega de calçados no Brasil e no mundo e tomar medidas ousadas e transformadoras para um mundo mais sustentável.

Os 5 P’s da Agenda 2030

  1. Pessoas:Erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade
  2. Prosperidade:Garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a natureza
  3. Paz:Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas
  4. Parcerias:Implementar a agenda por meio de uma parceria global sólida
  5. Planeta:Proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futuras.

A Samaritan’s Feet está comprometida com os seguintes objetivos e metas:

               ODS 1               

Para a Samaritan’s Feet, a prática de esportes é fundamental para o desenvolvimento de toda menina e todo menino, pois aumenta a capacidade de aprendizagem, desenvolve outras aptidões e oferece a crianças e adolescentes mais oportunidades para uma vida saudável.

A prática do esporte é um direito humano inalienável, sendo entendida da forma mais universal e democrática possível (“esporte para todos”). Hoje, a legislação brasileira reconhece que praticar atividades esportivas com segurança e de forma inclusiva é um direito de cada criança e cada adolescente.

As habilidades para a vida aprendidas por meio do esporte ajudam a empoderar os indivíduos e aumentam o bem-estar psicossocial, a autoestima e as capacidades, em todas as idades, e, assim, transformam a maneira de se relacionar com o mundo.

Ações educativas aliadas às práticas esportivas são essenciais para que os jovens desenhem seus projetos de vida e tomem decisões seguras, autônomas e sustentáveis, que poderão determinar o seu futuro, assim como o futuro de sua família, sua comunidade e seu país.

Por meio da prática esportiva, as meninas e meninas adquirem uma série de habilidades transferíveis para outras áreas da vida, como o ambiente de trabalho e as relações humanas, por exemplo: ter disciplina, trabalhar em equipe, respeitar as regras e jogar de forma justa, manter o foco e a persistência para alcançar metas bem estabelecidas etc.

Embaixadores CAP (4)

A Samaritan’s Feet apoia projetos que trabalham:

  • Promoção do esporte como ferramenta de empoderamento para mulheres e meninas e também de superação de estereótipos de gênero;
  • Apoio e fortalecimento de organizações que trabalham com esporte no país com foco nas crianças e nos adolescentes, assim como na integração de pessoas com deficiência física nas aulas de educação física;
  • Desenvolvimento de pesquisas e indicadores nacionais e locais para promover o esporte como uma parte integral das políticas públicas;
  • Prevenção e a eliminação do trabalho infantil e da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes; esporte e turismo sustentável;

Nosso objetivo é conectar a mensagem da Samaritan’s Feet com o esporte, uma das maiores paixões da cultura brasileira, e oferecer a proteção de calçados, ferramenta fundamental para pratica esportiva, para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens de todo o país.

Já começou o segundo tempo da nossa campanha Furacão Solidário e estamos caminhando para reta final. Em paralelo as ações via crowdfunding, temos trabalhado na produção das fotos para nossa exposição do Dia Nacional do Futebol. O objetivo é captar imagens que representem o dia a dia das crianças dos projetos sociais das Escolas Furacão.

Tem sido uma experiência incrível visitar cada projeto e conhecer um pouco mais da realidade das nossas crianças. Apesar de todas as dificuldades vemos a alegria e o entusiasmo na participação dos treinos. Jogam com muita raça e vontade, pois para muitas delas o futebol é esperança para mudar de vida.

O nosso querido fotógrafo Sergio Vanalli capturou uma imagem incrivelmente linda, mas ao mesmo tempo triste. Depois visitarmos o treino da Escola no Parolin, fomos conhecer a comunidade onde os meninos vivem. O pequeno Yuri (6 anos) nos acompanhou durante todo o trajeto, feliz da vida com sua bola. Apesar do cenário caótico de um bairro devastado pelas fortes chuvas e pela falta de infraestrutura, brilhava a esperança de um menino.

PAROLIN 20170610 020 @ Sergio Vanalli_

Imagens como essa quebram o nosso coração, mas devem nos mover para ação. Penso que oferecer um par de chuteiras novas para o Yuri seja apenas o primeiro passo. Uma pequena atitude de gentileza que pode marcar sua vida para sempre.

Muito obrigado por nos ajudar até aqui, mas ainda precisamos arrecadar mais fundos. Ajude-nos a propagar essa causa, convide seus amigos e familiares a contribuírem e fazerem parte da campanha. Independente de qual seja o sua torcida, quando trata-se de fazer o bem somos todos do mesmo time.

Entre no jogo!

 

CONTRIBUA AQUI

 

 

 

Calçar mil crianças e jovens cariocas em vulnerabilidade social em 2017. Essa é a meta da campanha beneficente entre a Samaritan’s Feet Brasil e a agência Kamel Turismo, especializada em pacotes de viagens internacionais para maratonistas. A campanha envolve principalmente os clientes da Kamel, oferecendo no check out das compras a possibilidade de adicionar contribuições ao carrinho de compras.

A campanha terá duração de um ano, com o objetivo de reunir mil pares de tênis (cerca de R$ 70 mil) que serão distribuídos para crianças atendidas em projetos sócio esportivos no Morro do Borel e Complexo da Maré, no Rio de Janeiro – cidade base da Kamel Turismo.

1600x600

Diretora de gestão da Kamel Turismo, Bet Olival conta que a agência estava em busca de parceria com uma organização que tivesse ligação com o estímulo ao esporte. “Achamos bacana a proposta da Samaritan’s Feet, que calça crianças e adolescentes em risco no Brasil e no mundo. Ao receber um tênis, uma criança não só recebe um calçado, mas também cria em seu inconsciente a possibilidade de praticar esporte, principalmente corridas. A  missão da Kamel Turismo é facilitar corredores brasileiros a participarem de corridas no mundo, e contribuir para um mundo melhor”.

Para mais informações sobre a campanha e os pacotes de viagem que a Kamel Turismo acesse:

http://kamelturismo.com.br/responsabilidade-social/

Todo mundo sabe que o futebol é uma paixão nacional. Com certeza você conhece muitas crianças que sonham em tornar-se um grande jogador. Contudo, talvez não saiba que no Brasil há 42 milhões de crianças vivem em condições de pobreza, sem acesso a saneamento básico, educação, prática esportiva e sem um calçado para proteger seus pés.

É um grande problema, mas como qualquer desafio é necessário o primeiro passo para mudança.

É por isso, que a Fundação do Clube Atlético Paranaense em parceria com a organização humanitária Samaritan’s Feet criaram a campanha Furacão Solidário, calçar pés para mudar vidas. Juntos iremos dar uma força para os sonhos de muitas crianças, levando chuteiras e meias e apoiando projetos sócio esportivos e as Escolas Furacão de Curitiba e região metropolitana.

Como participar

Com o objetivo de arrecadar fundos para beneficiar 200 crianças com chuteiras e meias novas, lançamos a campanha em uma plataforma de crowdfunding, a famosa “vaquinha”. Lá você pode fazer sua contribuição de qualquer valor (cartão de crédito ou boleto) e até receber recompensas do CAP de acordo com a cota doada.

 image004

Marque um golaço de solidariedade. Com uma pequena contribuição você pode fazer a diferença na vida de uma criança. Entre no jogo!

CONTRIBUA AQUI